segunda-feira, 16 de junho de 2014

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa







Essa é uma instituição cultural voltada para a conservação, para a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social.
Localizado em  Porto Alegre -RS, o museu encontra - se na antiga sede do jornal A Federação – prédio construído em 1922 e tombado em 1977 pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre -,o Museu conta, com vários acervos disponíveis para consulta, abrange diferentes áreas da Comunicação, como :  Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Imprensa ,Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.
O acervo do museu iniciou - se a partir da coleção de jornais valiosos e raros, coleções e exemplares variados de jornais e outras publicações, procedentes do Arquivo Histórico, da Biblioteca Pública e do Museu Júlio de Castilhos
O museu ainda conta com espaços para exposições onde são realizadas exposições fotográficas, de peças publicitárias, de materiais e objetos que reconstituem os diferentes períodos históricos da Comunicação Social em nosso Estado. O público pode frequentar suas dependências para ler jornais e revistas, elaborar pesquisas científicas, ver fotos e, ainda, assistir cursos e conferências.
Eu, separei um video pra vocês terem uma noção de como é o museu http://www.youtube.com/watch?v=rDs8D_j11BI

Para mais informações visite o site:  www.museudacomunicacao.rs.gov.br
Facebook:  https://pt-br.facebook.com/museucomunicacaors
Ou envie um e-mail para: museu.hipolito@gmail.com


fontes: http://ondequando.com/local/3752/Museu-de-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Social-Hip%C3%B3lito-Jos%C3%A9-da-Costa-(Musecom
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o_Social_Hip%C3%B3lito_Jos%C3%A9_da_Costa
http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/museu/missao/

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai


O Uruguai tem destinos de praia como a badalada Punta del Leste, destinos rurais, com estâncias para viver a vida das pampas e o agito urbano na capital Montevidéu. Uma combinação ideal bem perto do Brasil, num país que atrai cada vez mais turistas daqui.
A obra de arte de artista desconhecido e significado intrigante, desponta da areia em forma de uma mão o local é muito visitado pelos turistas.



terça-feira, 10 de junho de 2014

Bibliotecas Parque

A cidade de Medellín possui altas taxas de criminalidade e a presença forte do narcotráfico, mas uma ideia simples fez com que as taxas de criminalidade baixassem substancialmente nas áreas em que se implantaram as bibliotecas parque.


A Biblioteca Parque junta um parque com uma biblioteca, possibilitando a interação de espaços abertos e fechados para leitura entre outras atividades como brinquedoteca para crianças, salas com internet e um espaço de memória para a terceira idade.



A ideia deu tão certo que outros países estão copiando. Em 2010 foi inaugurada no Brasil a primeira Biblioteca Parque, situada no Complexo de Manguinhos.




O complexo da biblioteca parque de Manguinhos possui uma escola, um centro de saúde, complexo esportivo entre outros serviços. Também possui serviços como: acessar a internet, ver filmes, ouvir músicas, participar de atividades culturais ou solicitar o empréstimo de livros e filmes, entre os mais de 27 mil títulos. Além das possibilidades culturais, a ideia é criar um ambiente de convivência na comunidade.


Fontes:
http://www.plataformaarquitectura.cl/2008/02/19/biblioteca-parque-espana-giancarlo-mazzanti/
http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/biblioteca-parque-de-manguinhos

sábado, 7 de junho de 2014

Glass Beach (Praia de Vidro, no português).



Essa é uma praia localizada na Califórnia, nos  EUA , que ficou conhecida por ser um lugar ''exótico e interessante'' , pois ela é constituída quase toda por vidros, virando uma grande atração turística na região.
Esses vidros representam muitos anos de poluição, até o final dos anos 60 as pessoas utilizavam essa praia para jogar lixo, jogavam tudo, desde carros antigos até eletrodomésticos e etc..
Foi só em 1967 que o governo local resolveu por um fim à prática ilegal de jogar lixo em um lugar tão belo quanto aquele, fechando a praia e dando início a programas de limpeza e recuperação ambiental.
E ao longo dos anos, o movimento das águas do mar forai quebrando e lapidando os pedaços de vidros,ferro e etc.. modelando essas pedrinhas coloridas.
A Glass Beach tornou-se uma área preservada, e aberta para visitações turística, sendo conhecida também pela variedade de caranguejos e outros animais aquáticas que podem ser encontrados por lá.


Alguns fatos sobre a Glass Beach :
- é totalmente proibido vasculhar a areia naquela região
- Hoje em dia não é mais permitido jogar qualquer coisa lá.
- é proibido pegar os pedacinhos de vidro que se encontram na areia

A praia de vidro, possui um site na internet onde se pode ter mais informações sobre esse local: http://www.fortbragg.com/explore/glass-beach/ 

e eu, separei um video pra vcs poderem ver como é a praia de vidro : http://www.youtube.com/watch?v=5EmzOvk95TA


fontes:
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/glass-beach-a-praia-que-fez-do-lixo-um-tesouro
http://demalasprontasblog.wordpress.com/2013/05/20/lugares-incriveis-glass-beach-a-praia-de-vidro-na-california/
http://belezacriativa.com.br/canais/glass-beach-california-conhecam-a-praia-de-vidro/

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pinacoteca de São Paulo





A Pinacoteca é o mais antigo museu de artes plásticas do Estado de São Paulo, inaugurada em 1905 e transformada em museu estadual em 1911, em um momento em que inexistem salões públicos para a exibição de obras de arte na cidade. Funcionando na avenida Tiradentes, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, o imponente edifício - projetado pelo escritório do engenheiro Ramos de Azevedo (1851-1928) entre 1896 e 1900 - passa por diversas reformas.  A Pinacoteca possui um acervo variado de arte brasileira de todos os tempos, mas que tem sua importância reconhecida em função da significativa coleção de artistas nacionais do século XIX. Ao longo das salas do segundo pavimento é possível entrar em contato com a produção de Almeida Jr., suas paisagens, retratos, sobretudo, os célebres Caipira Picando Fumo (1893), Saudades (1899) e Leitura (1892). As naturezas-mortas de Pedro Alexandrino ocupam uma sala: Cozinha na Roça (1894), Peru Depenado (ca.1903),Aspargos (s.d.). Além disso, paisagens de Parreira e Benedito Calixto, como a Baía de São Vicente; pinturas históricas e cenas de gênero de Oscar Pereira da Silva - Hora da Música, 1901 e Infância de Giotto, 1895 -, retratos de Bertha Worms (1868-1937) e Henrique Bernardelli (1858-1936), entre muitos outros. A despeito de sua ênfase na arte acadêmica, o acervo conta com diversas obras de artistas modernistas, como Victor Brecheret, Lasar Segall (1891-1957), Anita Mafaltti e Di Cavalcanti (1897-1976). Com o tempo incorpora também obras abstracionistas de distintas extrações - Waldemar Cordeiro (1925-1973),Flexor (1907-1971), Arcangelo Ianelli (1922-2009) -, além de trabalhos contemporâneos, como os de Nuno Ramos (1960), Paulo Monteiro (1961) e Paulo Pasta (1959).






domingo, 1 de junho de 2014

Milagres da Floresta


Raimundo Nonato da Silva encontra na maior floresta do mundo a matéria-prima para a suas garrafadas, mais conhecido como Dr. Raiz, o raizeiro, alquimista da floresta e pajé branco é conhecido nacionalmente por suas garrafadas,  que são vendidas nas lojas da capital do Rio Branco e da cidade de Brasiléia, fronteira com Bolívia e Peru.


Raimundo aprendeu com sua avó, que viveu até os 108 anos, as receitas naturais, que fora herdadas de seus descendentes indígenas. Essa sabedoria ancestral é toda depositada em suas garrafadas; em cada garrafa, em cada pacote, uma promessa de cura. Suas prateleiras estão cheias com mais de 250 tipos de produtos naturais, indicados para quase todos os males.

O mais famoso de seus compostos é a garrafada denominada Fortalecimento do Ser Humano e o Sangue de Dragão que segundo ele pode curar até câncer.

O Dr. Raiz ficou famoso nacionalmente depois da minissérie global "Amazônia: de Glavez a Chico Mendes" em 2006 quando recebeu o prêmio Qualidade Brasil ao lado personalidades nacionais como Glória Menezes e Cristiane Torloni, pelos benefícios de sua garrafada 'Fortalecimento do Ser Humano'.

Com o prêmio Dr. Raiz ficou conhecido pelo seu trabalho e pela riqueza cultural do seus remédios.


Santuário do Caraça

O Parque Natural do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Cultural (RPPN) com uma área de 11.233 hectares, onde estão localizados o Conjunto Arquitetônico do Santuário: a igreja neogótica, o prédio do antigo colégio (hoje museu e biblioteca) e a pousada Santuário do Caraça.

Localizada numa parte da Serra do Espinhaço, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais a Serra do caraça é formada por picos e morro, seu ponto mais alto atinge uma altitude de 2072m. No pico do Ficcionado a Gruta denominada Cantenário é a mais profunda do mundo em formação de quartzito.


A história do Santuário do Caraça começa por volta de 1770 quando os Irmãos Lourenço começam a construir uma casa de hospedagem para os romeiros e uma capela barroca, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens.


O Santuário do Caraça possui um Centro Cultural que recebe em media 1.000 alunos por ano, de escolas publicas e particulares, a fim de conhecerem a respeito da rica biodiversidade da serra e as histórias sobre o santuário.
A biblioteca do Caraça possui um famoso acervo com publicações dos séculos XVI, XVII e XVIII trazida pelos Padres da Missão, o que mais contribuiu para a formação do acervo foi o Padre Miguel Maria Sípolis, que por duas vezes foi superior do Caraça (1854-1857 e 1861-1867). A biblioteca chegou a possuir cerca de 50.000 volumes, mas infelizmente ano de 1968 houve o incêndio e a maioria dos livros se queimou. Hoje, contando com mais de 30.000 volumes, a Biblioteca do Caraça guarda dentre suas preciosidades 2.500 obras raras.


Atualmente a biblioteca está instalada no segundo andar do prédio onde funcionava o Colégio e que hoje abriga o Museu, a Biblioteca, o Arquivo Histórico e Fotográfico e um Centro de Convenções.


Referências;

http://www.serradocaraca.tur.br/

http://www.santuariodocaraca.com.br/