Localizada numa parte da Serra do Espinhaço, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais a Serra do caraça é formada por picos e morro, seu ponto mais alto atinge uma altitude de 2072m. No pico do Ficcionado a Gruta denominada Cantenário é a mais profunda do mundo em formação de quartzito.
A história do Santuário do Caraça começa por volta de 1770 quando os Irmãos Lourenço começam a construir uma casa de hospedagem para os romeiros e uma capela barroca, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens.

O Santuário do Caraça possui um Centro Cultural que recebe em media 1.000 alunos por ano, de escolas publicas e particulares, a fim de conhecerem a respeito da rica biodiversidade da serra e as histórias sobre o santuário.
A biblioteca do Caraça possui um famoso acervo com publicações dos séculos XVI, XVII e XVIII trazida pelos Padres da Missão, o que mais contribuiu para a formação do acervo foi o Padre Miguel Maria Sípolis, que por duas vezes foi superior do Caraça (1854-1857 e 1861-1867). A biblioteca chegou a possuir cerca de 50.000 volumes, mas infelizmente ano de 1968 houve o incêndio e a maioria dos livros se queimou. Hoje, contando com mais de 30.000 volumes, a Biblioteca do Caraça guarda dentre suas preciosidades 2.500 obras raras.
Atualmente a biblioteca está instalada no segundo andar do prédio onde funcionava o Colégio e que hoje abriga o Museu, a Biblioteca, o Arquivo Histórico e Fotográfico e um Centro de Convenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário